Fiocruz-PE começa a usar teste próprio para detecção do coronavírus!

08.04.2020

 

Pernambuco - Testes 'caseiros' foram desenvolvidos em laboratório e buscam dar mais agilidade ao trabalho que vem sendo feito com os kits enviados pelo Ministério da Saúde.

Pernambuco registra 352 casos e 34 mortes de pessoas com novo coronavírus
Após firmar parceria com o governo de Pernambuco, o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) desenvolveu um teste próprio para dar mais agilidade ao trabalho de testagem de pacientes com a doença Covid-19. A utilização da técnica foi divulgada nesta terça-feira (7), durante coletiva de imprensa após a confirmação de 352 pessoas com o novo coronavírus no estado (veja vídeo acima).
Segundo a vice-diretora de pesquisa da instituição, Constância Ayres, o teste "caseiro” começou a ser utilizado de forma complementar aos kits que vêm sendo recebidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), após o envio do Ministério da Saúde.

“A gente sabe que está tendo um atraso em relação ao envio e ao transporte desse material e também na própria produção, por conta da dificuldade dos insumos. Isso está acontecendo no mundo inteiro e, para evitar que isso aconteça, conseguimos desenvolver um teste ‘caseiro’ e ele já está sendo utilizado com as amostras dos pacientes daqui de Pernambuco”, afirmou.

Apesar de ser chamado de “caseiro”, o teste foi desenvolvido por pesquisadores em laboratório. Em Pernambuco, o material é feito com base nos testes similares já realizados na Fiocruz no Rio de Janeiro. Com a aplicação dos novos testes, o instituto espera ampliar a capacidade de testagem para profissionais que atuam na saúde e na segurança em Pernambuco.

"São testes que seguem um protocolo da Organização Mundial de Saúde e começamos a fazê-los no fim de semana [o primeiro de abril]. Até agora, foram cerca de 50. Estamos redirecionando todos os esforços e recursos físicos, humanos e financeiros para o coronavírus", declarou o pesquisador Lindomar Pena, que coordena os novos testes.    (G1)

 

WWW.CLINICAALTHEA.COM.BR i WWW.DALBEN.COM.BR

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Avanço: Vacina da Moderna é segura para idosos!

September 30, 2020

1/2
Please reload

Arquivo
Please reload